Dicionário cearense. Consulte o significado / definição de cearense no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, o dicionário online de português contemporâneo.

DICIONÁRIO CEARENSE

Dicionário cearense

Além do estado do Ceará, o dialeto também é falado nas regiões e piauienses incluindo a capital , assim como na regiões incluindo a capital e na maior parte das regiões e maranhenses exceto Alto Mearim e Grajaú, Chapadas do Alto Itapecuru, Chapadas das Mangabeiras e Gerais de Balsas. Ih, aquele menino ali é ariado. Feita de caixa de madeira ou lata de querosene enterrada no chão. Entregar a rapadura - Cearensismo por excelência. Pode ser algo avariado ou imprestável e, por outro lado, alguém mal-educado ao extremo. Depois todo mundo passou a fazer os seus próprios borós, impressos, datilografados ou escritos à mão mesmo, até os bodegueiros.

Next

Consulte o significado / definição de cearense no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, o dicionário online de português contemporâneo.

Dicionário cearense

Ceará-moleque - Expressão criada pelo próprio cearense para denominar o seu jeito irreverente de ser. Brenha - Lugar muito longe da cidade, no meio do mato. Não é o mesmo que desmunhecar: torna-se efeminado, no português comum. Imagina-se que elas queiram insinuar que os garotos ainda não são competentemente viris. Onde o cão perdeu as esporas atrás da mãe - Lugar muito distante, o mesmo que cu do mundo, caixa-prego, fim de mundo ou fim do mundo. A origem é muito antiga, o forró foi apresentado ao país nos anos 40 por Luiz Gonzaga.

Next

Ceares

Dicionário cearense

Significa mangar, zombar, troçar, fazer chacota de alguém. Saliente - Pessoa enxerida, intrometida, metida a conquistadora. Cearense não é soberbo - Só quer ser as pregas. A primeira capital, no entanto, foi Aquiraz, cidade próxima a Fortaleza que guarda muitos detalhes do período colonial. Arrudeia Arrudiar é o mesmo que dar a volta por algo, fazer o contorno. A origem pode estar no que tem dentro do pote, água, um líquido sem consistência.

Next

Dicionário Cearense

Dicionário cearense

. Marreteiro - Autor de pequenos furtos, descuidista ou pessoas que praticam as mais diversas espécies de vigarices como enganar nos trocos, no peso de mercadorias etc. Sujeitinho - Diminutivo de sujeito, mas com uma forte conotação depreciativa. Uma légua corresponde mais ou menos a 6 Km. Mancoso Uma pessoa que vacila muito, que só faz merda.

Next

Cearenses

Dicionário cearense

Nesse caso, a analogia vai para a situação do animal durante a implacável caçada com a utilização de cachorros de caça. Boçal - Gente metida à besta superior aos outros , que só quer ser o cão comendo mariola. Levado a da breca - Pessoa, principalmente criança, muito danada, que faz muitas travessuras. Aperreado Nervoso, apressado Aperrear Perturbar. Brecha - Espaço entre as pernas mal cruzadas de uma garota que permite a rapaziada ver um pouco além. Fila da puta - Corruptela de filho da puta. Farrapona Pessoa que marca compromisso com outras e não vai, que fura com os outros.

Next

ORELIO CEARENSE

Dicionário cearense

Você falou aquilo mesmo com ela? Escambau - Tudo, todo mundo, um mundo de coisas. Neste caso, pelo contrário, é uma expressão delicada, simpática, sobretudo se o rapaz não for tão menino assim. Abirobado Abirobado é o mesmo que uma pessoa boba, tola, sem juízo. Um olho no peixe e o outro no gato - Ficar muito atento a uma situação sem se desligar de outra. Tá de bode Está menstruada Tá de lundum Está chateado, de mau humor Tirar os calço Se mandar Tô com abuso Estou enjoado Tô lascado Estou ferrado Vai prá China Vai se danar Para os que desejem adquirir um Ph. Carne-de-tetéu - Indivíduo miserável e egoísta que não dá nada nem faz nada por ninguém. Afolozado É o mesmo que frouxo, alargado ou estragado.

Next

Dialeto da costa norte

Dicionário cearense

Pessoas influentes ou poderosas também podem ser chamadas de babaquaras, por pura ironia, claro. Linguajar do vulgo, principalmente do sertanejo. Irmão no sentido de grande amigo. Dos objetos ruins também se diz o mesmo. Din-din - Picolé caseiro produzido com suco de frutas congelado, diretamente, na embalagem saquinho plástico fino e comprido. Carne-de-sol - Carne salgada e seca ao sol.

Next